Black Friday 2019 - o ano do Omnichannel, BOPIS e Real Time Inventory
Hoje começa uma nova jornada para os profissionais da Buzzer Digital. Produziremos uma série de artigos daqui por diante para mostrar a vocês, através de nossa experiência e constantes atualizações profissionais, nossa opinião sobre o mercado de mídia online com foco no crescimento dos negócios e projetos, sejam lá quais forem as categorias.
Aliás, caro leitor e "buzzeiro" não deixe de comentar e sugerir pautas para que possamos também trocar informações e dúvidas que sejam pertinentes a este blog e fatia de mercado.
Para começar, vamos debater a Black Friday 2019, a principal data do varejo online no Brasil.
Segundo dados da pesquisa do Google para a BF em 2019, a data promete, além de uma receita recorde de R$ 2.6 Bi (+23%/2018), uma particularidade quanto às iniciativas para garantir o sortimento de produtos e pontos de contato entre o varejo e o shopper.
O ano de 2019 segue uma tendência de crescimento e ou aquecimento das vendas no varejo online, que vem ocorrendo desde o segundo semestre de 2018. Isso se deve à tendência de aumento da confiança dos shoppers em relação à economia do país. Essa tendência somada a um crescimento da intenção de compra na Black Friday de 58% em comparação a 2018 dão um esboço de que tal data (ou semana de compras?) baterá recorde novamente. Quando digo "semana", é porque muitos shoppers já entendem a BF19 não somente como a virada de quinta-feira para sexta, mas também como os dias anteriores e posteriores. O comportamento ao longo da semana é de crescimento das buscas, cliques e compras.
Agora, como o varejo online e os pontos de vendas físicos podem oferecer uma experiência de compra positiva para os shoppers, levando em consideração que o consumidor on e off é o mesmo? Os impulsos ou contatos do varejo devem atender este consumidor para que ele compre e fique satisfeito, seja lá onde ele esteja e em qual plataforma esteja conectado.
O principal "calcanhar de aquiles" da BF sempre foi e sempre será a frustração pelas ofertas esgotadas nos sites ecommerces. Claro que o valor do frete, tempo de espera e insegurança nas transações são também fatores determinantes. Mas pelo lado da experiência de compra, nada pode ser pior do que entrar em filas de espera intermináveis nos sites que vendem os produtos e categorias mais desejadas e, como mencionado, ser informado que o mesmo não está mais disponível. É justamente esse ponto que o varejo online e mais precisamente as campanhas de mídia no BF19 podem resolver isso.
OMNICHANNEL
A multicanalidade "omnichannel" e a disponibilidade de produtos em tempo real (real time inventory) são as tendências do momento para resolver esta lacuna da experiência de compra.
Este ano, segundo estudos do Google e do Facebook, ocorrerá um fenômeno não visto até então no Brasil. A de compras quase que equilibradas entre lojas físicas e online. Claro que há uma diferença aí de categorias de produtos, mas esse é o primeiro ano que este fenômeno ocorre desde que a BF se popularizou no Brasil. Só pra exemplificar, veja abaixo o gráfico que demonstra este fenômeno.
A multicanalidade (omnichannel) ajudou o varejo não somente na diversidade de formatos, mas também no lado do shopper, no comportamento de pesquisa online e compra nos pontos físicos do varejo.
BOPIS
Agora a iniciativa cada vez mais solidificada é o BOPIS ("buy online pickup in store"), ou seja, no português literal, comprar online em um site ecommerce e retirar a compra na loja física mais próxima. Este comportamento em 2019, inclusive, tem se tornado muito comum entre os shoppers e a projeção para esta BF é de que a cada 10 pedidos realizado por shoppers, 4 serão retirados na loja.
REAL TIME INVENTORY
Mas como evitar a frustração das filas online e dos produtos esgotados em detrimento do varejo como um todo? Afinal, muitas vezes as lojas físicas possuem oferta de produtos que online estão indisponíveis.
Como dito acima, uma ótima iniciativa, dentre tantos formatos e tantas outras iniciativas, o "realtime inventory" (inventário em tempo real) trabalha campanhas de geolocalização e podem otimizar o tempo e a experiencia de compra dos shoppers. Melhor explicando, o shopper quando busca determinada categoria ou produto especifico, é impactado com campanhas em diversos formatos na localização ou região que está com as mesmas ofertas destas categorias e produtos buscados, e o melhor, com a disponibilidade nas lojas físicas mais próximas. Sendo assim a experiência positiva de compra do shopper fica assegurada e a performance do varejo idem.
A Buzzer Digital já vem trabalhando estas iniciativas junto aos seus clientes há algum tempo. E para esta Black Friday não será diferente. É necessária uma implementação correta do inventário, assim como um ERP amigável com todas as plataformas. Além, claro, de uma estratégia digital adequada. E aí, preparado pra Black Friday 2019? Se precisar de ajuda, não deixe de entrar em contato.
Até o próximo artigo.
Ricardo Perrotta - CEO Buzzer Digital