Confira o que foi destaque no Google Marketing Live 2019
Nos dias 14 e 15, o Google apresentou ao mundo as suas mais recentes novidades sobre produtos e práticas de sucesso das ferramentas da empresa. Além de apresentar o road map de inovações das plataformas, o Google Live Marketing tem por objetivo conectar líderes da indústria e transformar insights em ações apoiadas em tendências. O evento aconteceu em São Francisco, na Califórnia (EUA), e contou palestras de um time de peso da gigante multinacional, entre eles Karen Sauder (VP de vendas), Brad Bender (VP de Display e Video Ads), Catherine Courage (VP de Desing), Steve Arthur e Mike Henry ( Diretores da Indústria). Confira abaixo alguns destaques:
Jornada de compra
O mobile revolucionou a maneira com que os consumidores se relacionam com as marcas. Hoje, as pessoas engajam com mais frequência, de diferentes maneiras e de diferentes lugares. São tantos pontos de contato e possibilidades de interação que escolher um produto precisa ser uma experiência prazerosa e inspiradora.
Para isso, existe um termo fundamental: antecipar. É preciso prever as necessidade dos clientes, tomar atitudes e se destacar perante os concorrentes em um ambiente tão complexo de compra.
Chegamos então a um ponto fundamental. O fato do ecossistema estar mais complexo não quer dizer que as estratégias de experiências do cliente também precisam ser complicadas de se realizar. O objetivo principal continua o mesmo: atingir as pessoas certas na hora certa e com a mensagem certa.
Seja Descoberto
As pessoas utilizam o Google para se comunicar, buscar respostas e se entreter. Paralelamente a isso, entram na jornada também o scroll por feeds de redes sociais, vídeos do Youtube e ofertas do Gmail. São muitas oportunidades para as marcas engajarem. Um estudo recente do Google com a Ipsos mostrou que 76% dos consumidores gostam de fazer descobertas curiosas enquanto compram. Além disso 85% deles realizam alguma ação realizada ao produto 24h depois de descobri-lo, tais como buscar por reviews, comparar preços e até mesmo realizar a compra.
Discovery Ads
Um dos lançamentos do Google para este ano é o Discovery Ads, uma nova maneira de impactar consumidores no momento em que estão abertos a descobrir novos serviços e produtos.
– Criativos relevantes e ricos: inspire os consumidores com uma demonstração de sua marca ou seus produtos em um carrossel de imagens personalizável, reproduzido nativamente
– Resultados: Combinando o alcance dessa tela criativa de demonstração com os recursos de intenção do Google, é mais fácil antecipar o que seus clientes querem e entregar os resultados que você gosta.
– Alcance: a home do Youtube, as Promoções do Gmail e as redes sociais podem ser usadas associadas ao Discovery para impactar milhões de pessoas com apenas uma campanha.
Gallery Ads
Um novo formato de anúncios de Search que traz mais conteúdo para a página de resultados da pesquisa. Combinando a intenção de busca com um formato visual mais interativo, os Gallery Ads facilitam a comunicação do que sua marca tem a oferecer. O Google descobriu que, em média, os grupos de anúncios que incluem um ou mais anúncios de galeria têm até 25% mais interações – ou cliques pagos – no topo das páginas de busca para celular.
Novo Google Shopping
O Google Shopping também está cheio de novidades para este ano, com novas experiências e imersões para os consumidores compararem milhares de produtos de milhares de lojas.
Quem estiver pronto para comprar, vai poder fazer o pedido online, em uma loja próxima ou diretamente pelo Google. Para as marcas e anunciantes, é o momento de reunir anúncios, local e transações em apenas um lugar para tornar a jornada do consumidor mais simples.
Os clientes terão uma página inicial personalizada na guia “Shopping", onde poderão filtrar com base nos recursos de que mais gostam e nas marcas que amam, ler comentários e até assistir a vídeos sobre os produtos. Por exemplo, se eles estão procurando fones de ouvido, eles podem filtrar sem fio e a marca que estão procurando.
Dados de Marketing com o Data Studio
A palestra de Ricardo Muti e Mary Pishny, gerentes de produto do Data Studio abordou sobre questões fundamentais no que se refere a dados.
Para exercer seu papel dentro do ecossistema de estratégias de marketing para analisar seus próprios dados, são necessárias 3 coisas:
– que a análise seja simples de ser feita
– que os usuários possam definir suas próprias dimensões e métricas
– que a experiência seja rápida, mesmo com um volume grande de dados
Em um segundo estágio, pós análise, é preciso que os dados e insights sejam distribuídos de maneira clara/eficiente.
Por meio de uma série de demonstrações diretamente no Data Studio, os dois gerentes de produto comprovaram como a ferramenta está cada vez intuitiva e simples de ser utilizada. As integrações com os outros produtos do Google – como o Analytics – deixam as análises ainda mais completas para os profissionais de marketing.
As principais novidades anunciadas em relação à plataforma foram:
– Versão Beta do Big Query BI Engine
– Gráficas com cruzamento de filtros
– Histórico de relatórios
– Agendamento de e-mail
– Visualização em comunidade
– Serviços avançados de conexão
– Ferramentas de desenvolvimento
O Design gerando Confiança
Quando anúncios funcionam bem, eles constroem confiança com os usuários. Para isso, é preciso entender quais são os problemas que os usuários possuem e descobrir como resolvê-los. A segurança está cada vez mais em evidência nesse cenário. Os pontos principais diante disso são:
Produto
– Confiabilidade
– Facilidade de Uso
– Controle do Usuário
– Transparência
– Consistência
– Benevolência
Serviços
– Qualidade de Suporte
– Abertura
– Transparência
– Confiabilidade
O Google Ads reforçou suas políticas de controle em relação a palavras-chave inapropriadas para proteger seus anunciantes. Para os usuários, Todos os produtos Google estão oferecendo controles simples e acessíveis de privacidade. Cada um está empoderado para se proteger do que estiver interessante.
Alguns dados são interessantes nesse cenário quando levamos para a escala global. Na América Latina, os usuários estão mais preocupados com sua segurança física do que digital. No Japão, a confiança em empresas gigantes, como o próprio Google, é maior do que em empresas menores. Na Índia, muitas mulheres têm dispositivos móveis, mas elas os compartilham com outras pessoas.
As crianças também entram em pauta no que se refere a segurança. Pelo link https://safety.google/families/families-tips/ , as famílias podem encontrar uma série de dicas para evitar conteúdos nocivos aos pequenos.
Indústria do Turismo
A Indústria do Turismo movimenta 8.8 trilhões de dólares no mundo. O Mobile continua mostrando sua importância: o dobro de pessoas estão procurando “Lugares para Viajar” e um aumento de 6x em buscas de “O que fazer em x lugar”.
O Google está buscando antecipar as intenções dos viajantes para oferecer melhores experiências, especialmente no que se refere a dados e machine learning.
64% dos profissionais de marketing na área de turismo concordam que a maneira com que as empresas usam os dados é definitiva para o seu desempenho. Saber como e onde encontrar seus clientes está totalmente apoiado nisso.
Como entregar relevância com Machine Learning? 60% dos profissionais de marketing acreditam que o Machine Learning permite que as empresas sejam mais competitivas, mas apenas 40% a utilizam nas suas estratégias. Mas porque esse número é baixo se os resultados são tão claros?
O Airbnb é um exemplo disso. Depois dos investimentos em machine learning e automação de vídeo, a empresas viu um aumento de 2.42x nas buscas pela marca e 14% de aumento nas reservas.
Com informações do site Predicta.net