Conheça a RPM, nova métrica do YouTube para ajudar criadores de conteúdo
Já está disponível no YouTube uma nova métrica que promete ajudar bastante os criadores de conteúdo. A RPM (Receita Por Milhar) promete ajudar na compreensão da eficácia de rentabilização do canal. Na prática, a RPM representa quanto dinheiro você ganhou por 1.000 visualizações de vídeo e se baseia em diversas fontes de receita, incluindo “anúncios, Apoio ao canal, receita do YouTube Premium, Super Chat e Super Stickers. A nova métrica já está disponível no YouTube Analytics, dentro do YouTube Studio.
O termos RPM é muito comum no mercado de mídia e se junta ao CPM (Custo Por Mil Impressões), que nos últimos anos foi a métrica padrão do YouTube e sinaliza quanto um canal está rendendo a cada mil visualizações de anúncios. Mas há dois detalhes importantíssimos: o valor não desconta a comissão que o YouTube recebe e só considera as propagandas, não a receita por meio de assinaturas ou doações, por exemplo.
Com foco no criador de conteúdo, o RPM considera ainda o total de visualizações de vídeo do canal, incluindo o conteúdo não rentabilizado. Além disso, a métrica só é obtida após a partilha de receita do YouTube, que cobra 45% de comissão sobre o faturamento com publicidade. Por isso, a tendência é que o RPM seja menor que o CPM.
O CPM continuará sendo exibido aos criadores de conteúdo, já que é útil para entender quanto os anunciantes estão pagando para aparecer nos vídeos.