Conheça estratégias de billing que podem alavancar as vendas do seu negócio
Para quem tem qualquer negócio, é fundamental saber todas as possíveis formas de cobrança que podem ser feitas. Afinal, o pagamento é uma das partes mais importantes no processo de venda. Hoje em dia, há uma infinidade de opções, além dos padrões dinheiro, cartão e boleto. Mas, qual é a melhor estratégia de billing para implementar no negócio com o intuito de alavancar as vendas? Primeiro, vamos entender cada uma dessas possibilidades.
Fatura avulsa com compra única: é o modelo padrão. Todo e-commerce possui a cobrança de fatura avulsa. O cliente finaliza a compra do produto escolhido com os dados do cartão ou com a opção de pagamento por boleto bancário. A transação é realizada através de uma plataforma que possui a certificação de PCT Compliance para armazenar dados de pagamento dos clientes, como número do cartão, cvv e afins.
Fatura avulsa com preço variável: esse modelo funciona igualmente ao de fatura avulsa com compra única, mas o cliente escolhe a quantidade a ser paga. Por exemplo: compra de crédito para celular ou de milhas aéreas.
Assinatura: também é bastante comum no mercado. Feito através de um pagamento recorrente, quando o cliente recebe ou tem acesso ao seu serviço ou produto. No mundo do e-commerce, é possível utilizar a cobrança via assinatura através de dois modos: clube de assinatura (assinantes recebem produtos em casa, com cobrança feita todo mês no cartão); ou VIP/Prime (semelhante ao anterior, mas com condições especiais). Valor não varia no final.
Assinatura configurável: nesta forma, a cobrança é feita da mesma forma que em uma padrão. A diferença é apenas a possibilidade de escolha de planos já pré-definidos pela empresa, o que faz variar o valor final. A maioria dos e-commerces que possui clubes de assinaturas permite que os clientes também selecionem os produtos do seu box, o que faz com que o valor do plano se altere.
Trial: se utiliza de um período em que é permitido teste do produto ou serviço. Essa forma de cobrança permite que os clientes conheçam a empresa e o que ela oferece, antes de decidirem se querem investir seu dinheiro. Existem dois tipos de trial: com captura de cartão (precisa colocar os dados para dar início. Após o término do prazo, caso o cliente não cancele, a cobrança é feita normalmente); e sem captura do cartão (não precisa colocar informações para cobrança).
Após entender todas as possibilidades de billing, é essencial se preocupar sobre como será feito. O objetivo deve ser sempre melhorar o produto ou serviço para o cliente final. Contar com plataformas de cobrança completas permite a melhora na experiência do usuário, otimizando as vendas. Ou seja, entender o comprador é muito estratégico, pois o billing utilizado depende mais de como ele se comporta, do que em como você deseja que ele pague. A maior preocupação deve ser no que melhor atende o cliente, afinal, é ele quem vai investir no seu negócio.