As agência tradicionais de marketing estão longe de ter os seus dias contados, mas um um novo modelo de negócios tem ligado o sinal de alerta no setor. A enorme quantidade de tecnologia, dados, inteligência artificial e necessidades de integração de sistemas têm aberto espaço para um novo modelo de negócio, as Consulgencies (agências de consultoria, numa tradução livre).
Algumas agências podem encontrar sucesso por meio de uma abordagem de nicho, dobrando a profusão de especialistas em um canal como e-mail marketing ou comerciais de TV, mas a maioria irá desenvolver cada vez mais conhecimentos e capacidades em inteligência artificial, integração de dados, análise de experiência do cliente, aplicativos móveis e desenvolvimento de soluções personalizadas.
E não são apenas as grandes agências e as holdings que estão sentindo um pouco do calor dessas grandes agências de consultoria, a tendência também está começando a reformular o cenário para as agências de pequeno e médio porte.
As marcas buscam cada vez mais suas agências de marketing para obter e criar novas soluções, otimizar a utilização das tecnologias de marketing existentes e ajudar a integrar dados e sistemas tecnológicos diferentes.