Efeitos de realidade aumentada chegam ao Instagram
Seja bem-vindo à era da realidade aumentada (RA) nas redes sociais! Como prometido pelo Facebook na F8 deste ano, os recursos já estão disponíveis para bilhões de usuários no Instagram, permitindo que cada um se expresse e conecte-se com seus amigos em tempo real de maneira mais interativa e criativa.
Para usar os novos efeitos de RA, basta abrir a câmera no Instagram, clicar em efeitos e deslizar até o final, em "buscar mais efeitos". São centenas de opções desenvolvidas por criadores e já segmentadas, como por exemplo: animais, estranhos, assustadores, engraçados e etc... Alguns, inclusive, são inspirados em personagens, como Coringa (Batman) e Slot (Goonies).
A introdução de vídeos e fotos de realidade aumentada abre novas possibilidades inclusive para as marcas, que possivelmente poderão explorar em breve o recurso e aproximar ainda mais o mundo virtual do físico, seja criando seu próprio filtrou com experiências de RA para os usuários nas lojas físicas.
Ao proporcionar entretenimento e experiências aos consumidores, as marcas podem aumentar engajamento, reconhecimento de marca e conversão na plataforma.
Outra possibilidade com a realidade aumentada é tentar solucionar um velho problema da jornada de compra: o receio de comprar sem conseguir visualizar melhor o produto.