Fim dos cookies dentro do Google Chrome busca privacidade e muda cenário do mercado
O Google anunciou recentemente que planeja dar fim ao uso de cookies e dados em empresas terceiras dentro do Chrome (navegador). Segundo a empresa, isso deve acontecer em até dois anos. O objetivo é desenvolver parâmetros para a proteção de dados, garantindo ao usuário uma maior privacidade e o controle sobre as informações que podem ser obtidas por outras empresas, tudo de acordo com Privacy Sandbox, lançada em agosto de 2019. Mas o que isso significa para o mercado?
A decisão vai acabar impactando, de maneira considerável, não só a indústria de marketing, como a forma com que as organizações que dependem desses dados farão segmentações dos públicos-alvo. Ou seja, o mercado vai ter que se adaptar a esse novo cenário global.
Os cookies sempre foram utilizados para registrar os hábitos de navegação, o comportamento do shopper que são usados por empresas para apresentação de anúncios. Inclusive, mantendo registrados alguns dados, como e-mail e até número de celular de cada usuário, por exemplo. Aquele famoso "busquei esse produto ontem e hoje apareceram várias propagandas sobre isso", sabe? Você não está sendo perseguido, é só o trabalho dos cookies.
Apesar de ser algo que ainda vai levar um tempo para, de fato, ser implantado pelo Google, é importante ficar atento às novidades em relação ao assunto. Afinal, é um impacto em termos de privacidade de dados que afeta toda a indústria.