Fim dos likes no Instagram chega ao Brasil
A visualização do número de curtidas nas fotos do Instagram podem estar com os dias contados no Brasil. A empresa informou nesta quarta-feira (17/7) que começará os testes no país para ocultar os likes.
De acordo com o Instagram, a intenção é que "os seguidores se concentrem mais nas fotos e vídeos que são compartilhados, do que na quantidade de curtidas que recebem". Ainda segundo a empresa, os resultados dos testes iniciais que começaram em maio, no Canadá, foram ótimos, mas ainda é preciso trabalhar para compreender de que maneira essa alteração muda a experiência na plataforma.
"Não queremos que as pessoas sintam que estão em uma competição dentro do Instagram e nossa expectativa é entender se uma mudança desse tipo poderia ajudar as pessoas a focar menos nas curtidas e mais em contar suas histórias", disse a empresa em nota.
Na prática, as curtidas não deixarão de existir. Elas apenas não serão mais públicas. Apenas o proprietário do perfil continuará sabendo quantas curtidas suas publicações receberam. Seus seguidores não terão mais acesso ao número de "likes".
Com o fim dos likes, o Instagram deixaria de precisar combater aplicativos que criam jogos de curtidas. São esses aplicativos, com formato ao estilo do app de namoro Tinder, que permitem que influenciadores aumentem o número de curtidas para chamar a atenção de agências de publicidade e conquistar acordos comerciais. Buscando evitar um burnout ocasionado pelo uso demasiado de apps, diversas empresas de tecnologia, como Facebook e Google, tentam encontrar formas de melhorar suas plataformas e tornar suas notificações mais inteligentes.
A visualização ficará assim:
Com informações do G1, Exame e Canaltech