Um ano de pandemia: venda de laptops cresce mais de 600
Que a pandemia mudou o perfil de compra do brasileiro já sabemos, porém, a grande questão é se tais hábitos permanecerão após esses longos meses de padrão repetitivo. Se antes muitos consumidores ainda tinham receio de comprar pela internet, ao longo de 2020 eles se viram desbravando a grande rede. Itens que antes muitos diziam precisar "ver e tocar" para comprar, hoje encabeçam as pesquisas de ranking de vendas.
É o caso de um levantamento da Criteo, que comparou os dados de vendas por comércio eletrônico de 2020 com as vendas de 2021. O aumento é de deixar qualquer um boquiaberto.
Com o isolamento social e a rotina de home Office e home schooling se alongando, muitos brasileiros tiveram que adaptar seus lares. Com isso, cadeiras e escrivaninhas tiveram um aumento de compra de 142% e 125%, respectivamente. Mas o grande boom se deu na venda de laptops: 666% a mais no período. Os tablets também surpreenderam, com um aumento de 492%.
No entanto, o consumo de eletroeletrônicos não ficou apenas em itens de trabalho e escola. Vídeo games e televisões também registraram aumento de vendas, com 412% e 248%, nesta ordem. Afinal de contas, se divertir também é preciso.
O tempo em casa também fez os consumidores pensarem num up grade em seus lares, buscando ambientes mais aconchegantes. Com isso, as vendas do setor de casa e decoração alavancaram 28%, sendo 272% em itens de cozinha, 188% em itens para sala de jantar, +161% em prateleiras e 59% nas mesinhas de cabeceira.
Um fato que merece destaque é o crescimento no segmento de moda, mesmo em tempos de isolamento social. Segundo a Criteo, o consumo de roupas e acessórios subiu 23%. Destrinchando esses dados, houve aumento de mais de 227% nas compras de trajes de banho, 113% em chaveiros, 111% em anéis e mais de 95% em colares. Já a venda de artigos esportivos cresceu 127%.
Sites mais acessados no Brasil
Com esse aumento exponencial de vendas online não é de se espantar que alguns e-commerces estejam entre os 20 mais acessados do país.
A Semrush, plataforma de gestão de visibilidade online, divulgou o Top 100 de sites mais visitados no Brasil e nele temos Mercado Livre, Americanas e Magazine Luiza entre os 20 mais acessados.
Veja os sites que mais se destacam entre os 100.
9º mercadolivre.com.br
13º americanas.com.br
15º olx.com.br
20º magazineluiza.com.br
23º amazon.com.br
28º casasbahia.com.br
52º elo7.com.br
62º netshoes.com.br
63º aliexpress.com
75º webmotors.com.br
88º pontofrio.com.br
94º amazon.com
96º zoom.com.br