YouTube testa venda direta a partir dos vídeos da plataforma
O YouTube anunciou que está testando uma nova forma para vendas dos produtos que são apresentados nos vídeos. A ideia é que os usuários consigam fazer a compra diretamente pela plataforma, algo que já é feito no Instagram, por exemplo. Até então, a ferramenta mostrava os detalhes dos produtos na tela, mas sem possibilidade de seguir com o processo de aquisição do mesmo. A novidade ainda está restrita a um número limitado de youtubers, apenas nos Estados Unidos.
Em outubro do ano passado, o YouTube divulgou que estava em fase de testes de uma parceria para vendas com a Shopify, mas não informou como o site geraria receita com este recurso. Atualmente, nas assinaturas de membros dos canais, o YouTube leva uma comissão de 30%.
- As pessoas vão ver uma lista dos produtos apresentados clicando no ícone da sacola de compras no canto inferior esquerdo do vídeo. A partir daí, poderão explorar a página de cada produto para ver mais informações, vídeos relacionados e opções de compra - informou o YouTube
Segundo executivos do Google, ao qual o Youtube pertence, a plataforma será fundamental nas estratégias de e-commerce da empresa. Para eles, os vídeos de unboxing, por exemplo, seriam ótimas oportunidades de compra, além dos tutoriais de maquiagem e de conteúdos sobre culinária.